CoSSOL: Conceitos para uma Auto-Aprendizagem de Sucesso.
Projecto Multilateral Comenius “CoSSOL: Concepts for a Successful Self-Organized Learning”.
Este projeto, que tem o envolvimento de 11 países (Alemanha, Holanda, Finlândia, Turquia, Itália, Letónia, Lituânia, França, Bulgária, Polónia e Portugal), tem como objetivo trabalhar as 8 competências chave, baseando-nos na Proposta de Recomendação do Parlamento e do Conselho para a aprendizagem ao longo da vida. A escola coordenadora deste projeto é a ESOB, sendo o professor Alberto Cardoso responsável por todas as atividades que estão a decorrer ao longo de dois anos.
“O desenvolvimento da sociedade do conhecimento aumenta a procura de competências-chave no domínio pessoal, público e profissional. A forma pela qual as pessoas acedem à informação e aos serviços está a mudar, o mesmo acontecendo com a estrutura e a composição da sociedade. A coesão social e o desenvolvimento da cidadania democrática são preocupações cada vez mais prementes e exigem que os cidadãos estejam bem informados, se envolvam e sejam ativos. Em resumo, os conhecimentos, as aptidões e as atitudes necessárias estão, também, em mudança.
Quadro de referência europeu – Competências-chave:
(http://comeniuscossol.wordpress.com/key-competences/ )
1. Comunicação na língua materna
2. Comunicação em línguas estrangeiras
3. Competência matemática e competências básicas em ciências e tecnologia
4. Competência digital
5. Aprender a aprender
6. Competências interpessoais, interculturais e sociais e competência cívica
7. Espírito empresarial
8. Expressão cultural
Até este momento já foram trabalhadas as primeiras seis competências chave nos diversos encontros que decorreram (http://comeniuscossol.wordpress.com/ ). De 7 a 11 de Março vai decorrer em Palu, Turquia, mais um encontro onde vão ser tratadas as duas últimas: “Espírito Empresarial” e “Expressão Cultural”. Portugal vai estar representado com os professores Alberto Cardoso e Ana Cristina Santos, ambos da ESOB.
O último encontro será realizado em Portugal, onde irão estar professores e alunos dos 11 países, estando a ser preparadas atividades de trabalho que contarão com energia dos alunos para demonstrarmos resultados do estudo efetuado ao longo dos dois anos.
O noos projeto CoSSOL irá ser apresentado em Maio do presente ano em Bruxelas, por convite da Comissão Europeia, pela escola parceira Alemã. É para nós motivo de orgulho por termos sido selecionados, uma vez que o projeto coordenado pela escola portuguesa é representativo de Boas Práticas a nível Europeu.
O Coordenador dos Projetos Educativos
Alberto Cardoso